Atividades - Fisioterapia crânio mandibular

O que é DTM?

A DTM (Disfunção Temporomandibular) é a alteração do complexo articular ou muscular da ATM (articulação temporomandibular) que liga a mandíbula à base do crânio e é responsável pelos movimentos de abertura, fechamento e excursões mandibulares. Estas alterações podem causar dor, cefaleias, zumbidos, dificuldade de abertura de boca, fadiga muscular na mastigação, crepitação ou travamentos mandibulares; além de dores na região cervical, no ouvido e na face. Existem três tipos principais de DTM:

– Muscular: ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão;
– Articular: pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatóide;
– Mista: aquela que une os distúrbios musculares e articulares.

A fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia melhora a qualidade de vida e devolve o bem estar desse paciente evitando a realização de cirurgias. Quando mesmo assim a cirurgia for indicada, a fisioterapia melhora a mobilidade, restabelece as funções musculares e diminui as aderências.

O tratamento para DTM é multidisciplinar, envolvendo fisioterapeuta e dentista.

Principais sintomas da DTM

Fique atento aos sinais e sintomas da DTM:
– Dores de cabeça – frequentemente parecido com enxaquecas, dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos.
– Desencaixe – um estalo ou uma sensação de desencaixe ao abrir e fechar a boca.
– Dores – ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar.
– Zumbindo no ouvido – pouco comum, mas muito relacionado a articulação temporomandibular.
– Flacidez: Dos músculos da Mandíbula.
– Limitação da abertura da boca com ou sem estalidos.

Se você apresenta alguns desses sinais/ sintomas marque uma avaliação com a gente.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Nossos atendimentos incluem reabilitação, pilates, RPG, atendimento especializado para idosos, drenagem linfática, pantalas, ATM/DTM, zumbidos. Entre em contato e agende o seu atendimento.

Fale com a gente!