Atividades - Pilates

O que é?

O método pilates é um sistema com inúmeros exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada de treino de força e flexibilidade que promove a melhora da postura, reduz o estresse, alonga e tonifica a musculatura. Os exercícios são realizados no solo, bola e aparelhos, buscando excelência e qualidade dos movimentos. As aulas são personalizadas, com programa norteado por meio de anamnese e avaliação postural onde é possível identificar as necessidades individuais bem como os objetivos pessoais. E assim, oferecemos um plano de treinamento eficaz, com exercícios que integram corpo e mente, resultando numa melhor qualidade de vida, Saúde e Bem-Estar.

Benefícios alcançados com a prática:

  • Melhora do condicionamento físico geral;
  • Ganhos de força, alongamento e definição muscular;
  • Reorganização do alinhamento postural;
  • Reabilitação das patologias da coluna;
  • Alívio das lombalgias e fibromialgias;
  • Ganhos de consciência corporal e coordenação motora;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento.

Quem pode fazer?
Qualquer pessoa que esteja interessada em fazer uma atividade física de baixo impacto: Idosos, gestantes, adolescentes, adultos, todos que queiram melhorar a qualidade de vida.

Pilates Suspenso (TRX)

 O Pilates Suspenso é uma adaptação do TRX (sistema de treinamento em suspensão), que faz o uso do peso corporal permitindo muitos exercícios funcionais. Neste sistema de treinamento, alguns exercícios, se assemelham ao original sistema criado por Joseph Pilates, que utiliza o peso corporal como sobrecarga buscando o equilíbrio, flexibilidade, força isométrica e a propriocepção para pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico.

A idéia básica é iniciar com exercícios mais simples até os mais complexos de forma gradual tanto em posições estáticas como dinâmicas.

A técnica da respiração é também um elemento importante para a dinâmica dos movimentos, além de prevenir alterações na pressão sanguínea. O programa de treinamento deve ser específico para cada aluno, respeitando suas limitações e o tempo de aprendizagem

Baby Pilates

Para uma recém mamãe é muito difícil deixar o seu bebê e começar a prática de uma atividade física. A mamãe quer ficar perto do filho o tempo todo.

Mas é super importante a prática de exercícios físicos para o corpo da mulher nessa fase da vida.

Pensando nisso, criou-se o baby pilates, que trabalha os benefícios do Pilates no puerpério sem a mamãe precisar ficar longe do seu bebê.

Desta forma a mãe consegue retomar suas atividades físicas mais cedo. Com cerca de 45 dias após o parto, se cuidando e proporcionando ao seu corpo exercícios saudáveis.

Além disso, ela começa a inserir seu bebê nas atividades dela. Adaptando sua rotina a nossa realidade atual da maternidade moderna.

Durante os exercícios ela fica livre para amamentar e acalentar sua cria, podendo interromper e adaptar os exercícios a qualquer momento.

Benefícios do Baby Pilates:
• Todos os benefícios do Pilates para o puerpério;
• Retomar uma atividade física mais cedo;
• Fortalecer a musculatura para facilitar amamentação;
• Usar o peso do bebê como parte do exercício;
• Inserir seu bebê em sua rotina;
• Maior vínculo Mãe-bebê;
• Promover estímulo sensório-motor ao bebê quando o insere no ambiente do Pilates (novas texturas, novas formas, novas explorações), estimulando o desenvolvimento motor normal do bebê.

Pilates para Idosos

É natural que com o envelhecimento ocorram limitações funcionais, diminuição da força e da massa muscular, porém existem estudos que comprovam, que com estímulos adequados, os músculos dos idosos se tornam tão resistentes aos exercícios quanto os músculos dos mais jovens. O processo de envelhecimento pode ser levado de maneira saudável física e mentalmente.
Cada vez mais especialistas prescrevem atividades físicas como a melhor opção para um envelhecimento saudável . A melhor opção dentre as atividades, é o Pilates, pois ele consegue unir todos os benefícios que as atividades físicas podem propiciar individualmente.
Tem como objetivo principal o fortalecimento, alongamento, e a consciência corporal. E se levarmos em conta que ainda trabalha a mente integrada com o corpo, fica difícil achar atividade melhor que essa.
Além disso, o método tem exercícios de baixo impacto, que trabalha músculos específicos de acordo com a necessidade do aluno. Alguns benefícios:

  • Alívio da dor;
  • Ganho de força muscular;
  • Aumento da flexibilidade e mobilidade;
  • Alívio do estresse;
  • Prevenção de lesões;
  • Melhora dos reflexos;
  • Maior percepção dos movimentos;
  • Melhora da velocidade de andar;
  • Melhora da autoestima;
  • Diminuição da depressão;
  • Mantém o peso corporal;
  • Fortalece os músculos das pernas e costas;
  • Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
  • Ajuda no controle do Diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
  • Melhora as reações posturais.

Individualizado e personalizado!!!
Qualificado para atingir suas necessidades e expectativas.
Melhore e mantenha sua qualidade de vida, marque sua aula experimental!

Pilates para gestantes

A gestação é uma momento único na vida da mulher, são várias as mudanças que o corpo enfrenta, sendo elas físicas, hormonais e emocionais. Especialmente em relação às alterações físicas, sintomas como a dor nas costas podem ser minimizados quando a mulher se dedica à prática de pilates para gestantes.
Os exercícios de Pilates para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados.

A adaptabilidade, a personalização e as inúmeras combinações dos exercícios fazem do Pilates a melhor escolha para uma gestação mais saudável.

Fortalece a musculatura, melhora a consciência corporal e ajuda no controle emocional.

Aqui na Movimento os profissionais são especializados em pilates para gestante no pré e no pós parto.

Um pouco de história

 

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918. 

Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um studio na cidade de Nova Iorque. Denominando seu método como ” Contrologia “. 

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias. 

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária. 
Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem. 

Hoje em dia as pessoas no mundo todo estão se tornando cada vez mais esclarecidas quanto à importância de uma boa forma física para que se possa levar uma vida feliz e saudável.

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